quinta-feira, 6 de maio de 2010

o que é política?


Você concorda com que esta abaixo escrito ou tem outras opiniões?


O termo política é deriva-se do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, relativamente aos interesses populacionais, ou Cidade-estado. Por extensão, era fundido na compreensão tanto de Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana por conseqüência erma as tratativas dos interesses sócio-humanistas. No uso trivial, vulgo e vago e às vezes um tanto pejorativo, política, como substantivo ou adjetivo, compreende as ações, comportamentos, intuitos, manobras, entendimentos e desentendimentos dos homens (os políticos) para conquistar o poder, ou uma parcela dele, ou um lugar nele como:
- eleições
- campanhas eleitorais
- comícios
- lutas de partidos etc.
-E mais recente articulação virtual.
Conceituação erudita, clássica e acadêmica, trata-se da arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo. É a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe; Política denomina-se a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política do café etc.
Para muitos pensadores, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil. (Alceu Amoroso Lima – Política, 4º edição, pág. 136).
Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la Política, pág. 14).
Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder.

Por Marcelo Marques

2 comentários:

  1. A paz do Senhor!
    Lendo essa definição sobre política,acredito que os políticos em sua maioria não devem saber o que de fato estão fazendo,ou deixando de fazer.
    Godtaria de sugerir que fosse definido os termos:Igreja,Cristão e Pastor.
    Pois também acredito que esses em sua maioria também estão equivocados.

    Daniel Dantas

    ResponderExcluir
  2. Claro vamos lá, é ótima a proposta

    M.M.C

    ResponderExcluir

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.