Objetivo: Levar o aluno ter a experiência dinâmica de lecionar uma aula.
Desenvolvimento: Em grupo, os alunos terão a oportunidade de praticar: dinamismo, retórica, homilética e etc.
Proposição: Treinamento de equipe para que um seja pelo grupo escolhido como o “professor” dos demais, sendo que esta escolha se dará pela avaliação do próprio grupo, que irá perceber quem esta preparada para o desafio.
Avaliação: Equipe, líder e apresentador/professor.
Metodologia:
Desenvolvimento: Em grupo, os alunos terão a oportunidade de praticar: dinamismo, retórica, homilética e etc.
Proposição: Treinamento de equipe para que um seja pelo grupo escolhido como o “professor” dos demais, sendo que esta escolha se dará pela avaliação do próprio grupo, que irá perceber quem esta preparada para o desafio.
Avaliação: Equipe, líder e apresentador/professor.
Metodologia:
Composição de uma aula
- Uma aula não é uma palestra.
- Uma palestra geralmente é um evento independente, onde o conteúdo é transmitido, numa única oportunidade, de modo a prover toda a compreensão possível ou desejável sobre um determinado tema.
- Uma aula geralmente não é um evento independente, e seu conteúdo abrange partes variáveis de um tema (curso), cuja compreensão final depende da conexão entre todas as aulas.
- Um mesmo tema pode ser desenvolvido tanto na forma de curso ou palestra, mas a profundidade de abordagem, as formas de comunicação, os modos de interação pessoal e, consequentemente, a compreensão e o aprendizado do tema podem ser totalmente diferentes.
Uma aula consiste de 4 componentes principais:
1°Conteúdo
2°Método/técnicas
3° Ambiente e
4° Tempo.
Organizando o conteúdo da aula
- Relação com o tema e o programa do curso.
- Estabelecendo os objetivos educacionais da aula (dependente do objetivo do curso).
- Pesquisa do material fonte: principal e acessório (Bíblia, literatura bíblica, literatura extra-bíblica).
- Leitura, estudo, compreensão: domínio do tema.
- Seleção do material a ser utilizado na aula.
- Elaboração de um plano de aula (introdução, desenvolvimento, conclusão, aplicação).
Escolhendo o método e as técnicas de ensino da aula
- Método é o conjunto de passos que começa na introdução do conteúdo e termina com a avaliação deste.
- Técnica é um recurso particular que o professor usa para realizar uma parte da aprendizagem a que o método se propõe.
- Algumas técnicas de ensino: preleção, seminário, simpósio, painel, mesa-redonda, oficina, discussão, debate, dramatização, estudo de caso, estudo dirigido, jogos.
- Escolha do recurso audiovisual mais adequado à aula (ver e ouvir garante uma aprendizagem mais eficiente).
- Os recursos audiovisuais se dividem em 5 grupos, que podem ser combinados numa mesma aula:
a) Voz e expressão corporal: o mais simples e que deveria estar presente em todas as aulas.
b) Seres e objetos: presença física real do que se estuda ou que auxilia a compreensão do conteúdo.
c) Material impresso: Bíblia, apostilas, revistas, livros, jornais.
d) Material para escrita ou desenho: lousa, quadro branco, flip chart (é um tipo de quadro, usado geralmente para exposições didáticas ou apresentações, em que fica preso um bloco de papéis. Deste modo, quando o quadro está cheio, o apresentador simplesmente vira a folha) e também cartazes.
e) Equipamentos eletro-eletrônicos: retroprojetor, projetor de slides, projetor multimídia, televisão, videocassete, DVD, microfone e amplificadores, computadores e softwares diversos.
- Critérios na escolha dos recursos audiovisuais: familiaridade, uso moderado, visibilidade, criatividade, honestidade (não maquiar um conteúdo fraco com recursos fortes!!).
- Exercício: Utilizando um software para apresentações (PowerPoint, Flash etc), crie uma tela (slide) que ilustre com textos e imagens.
Conhecendo o ambiente de uma aula
- Uma aula que conduz ao aprendizado também depende da percepção que o professor-facilitador tem do ambiente que o rodeia. Vários fatores podem interferir na qualidade de uma aula.
- Fatores físicos: temperatura, iluminação, acústica.
- Fatores estruturais: localização da sala, tamanho e forma da sala, tipo e distribuição dos assentos, localização das portas de acesso, localização das tomadas, condições dos equipamentos e instalações.
- Fatores humanos: número de alunos, idade do grupo, razão sexual, grau de relacionamento entre eles, nível de experiência e maturidade, necessidades de aprendizado, expectativas e motivações, capacidade crítica, atmosfera emocional da sala de aula.
Estabelecendo o tempo de uma aula
- O tempo é o limite inexorável de qualquer aula.
- Geralmente o tempo designado para uma aula não está no controle do professor-facilitador, mas é sua a responsabilidade de usar aquele tempo de aprendizado da melhor maneira possível.
- Considerar o tempo total da aula durante a elaboração do plano de aula.
- Determinar a duração de cada parte da aula.
- Estabelecer os períodos e a duração dos intervalos.
- Reconhecer variações de rendimento em função do período do dia em que a aula é dada (manhã, tarde, noite).
- Conduzir o ritmo da aula, permitindo a participação equilibrada dos alunos.
- Interferir prontamente sempre que necessário para reassumir o controle sobre a dinâmica temporal da aula.
- Elabore um plano para uma aula estabelecendo a duração de cada parte do conteúdo (introdução, desenvolvimento, conclusão, aplicação).
Indique o número máximo de slides que usaria e quais as referências bibliográficas consultadas.
Obs.: Mesmo todos os obstáculos da vida contemporânea, não podem ser maiores do que o prazer de ensinar sejam ousados e alcancem êxito neste trabalho.
Sintam-se inspirados nesta nova dinâmica de grupo lendo as seguintes frases:
"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." (William Arthur Ward)
"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência." (Henry Adams)
"Coisa horrível é pensar ser professor quem nunca foi discípulo." (Fernando de Rojas)
"Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio." (Horace Mann)
"Há três tipos de professores: os que só ensinam o que sabem; os que não ensinam o que sabem; os que pensam que sabem e ensinam errado o que não sabem." (Rio Nogueira)
"O verdadeiro professor defende os alunos contra sua própria influência de mestre." (Louisa May Alcott)
"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma." (Elbert Green Hubbard)
"Um professor é aquele que se faz progressivamente desnecessário." (Thomas Carruthers)
"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie." (George Lichtenberg)
"O paraninfo é o professor a quem incumbe a última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho." (Oswaldo de Castro Aranha)
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)
"Nem todo bom aluno é bom professor." (Santos Dumont)
"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." (Albert Eisntein)
"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." (Affonso Romano de Sant’Anna)
"Grande professor será aquele que realiza o que ensina." (Columbano)
"Os alunos comem o que os professores digerem." (Karl Kraus)
"Quem se faz professor de si mesmo torna-se aluno de um tolo." (São Bernardo)
"Ao emendar aquilo que precisa de correção, o bom professor não é rude." (Quintiliano)
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas." (Jean Piaget)
"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores."(Erasmo de Rotterdam).
- Uma aula não é uma palestra.
- Uma palestra geralmente é um evento independente, onde o conteúdo é transmitido, numa única oportunidade, de modo a prover toda a compreensão possível ou desejável sobre um determinado tema.
- Uma aula geralmente não é um evento independente, e seu conteúdo abrange partes variáveis de um tema (curso), cuja compreensão final depende da conexão entre todas as aulas.
- Um mesmo tema pode ser desenvolvido tanto na forma de curso ou palestra, mas a profundidade de abordagem, as formas de comunicação, os modos de interação pessoal e, consequentemente, a compreensão e o aprendizado do tema podem ser totalmente diferentes.
Uma aula consiste de 4 componentes principais:
1°Conteúdo
2°Método/técnicas
3° Ambiente e
4° Tempo.
Organizando o conteúdo da aula
- Relação com o tema e o programa do curso.
- Estabelecendo os objetivos educacionais da aula (dependente do objetivo do curso).
- Pesquisa do material fonte: principal e acessório (Bíblia, literatura bíblica, literatura extra-bíblica).
- Leitura, estudo, compreensão: domínio do tema.
- Seleção do material a ser utilizado na aula.
- Elaboração de um plano de aula (introdução, desenvolvimento, conclusão, aplicação).
Escolhendo o método e as técnicas de ensino da aula
- Método é o conjunto de passos que começa na introdução do conteúdo e termina com a avaliação deste.
- Técnica é um recurso particular que o professor usa para realizar uma parte da aprendizagem a que o método se propõe.
- Algumas técnicas de ensino: preleção, seminário, simpósio, painel, mesa-redonda, oficina, discussão, debate, dramatização, estudo de caso, estudo dirigido, jogos.
- Escolha do recurso audiovisual mais adequado à aula (ver e ouvir garante uma aprendizagem mais eficiente).
- Os recursos audiovisuais se dividem em 5 grupos, que podem ser combinados numa mesma aula:
a) Voz e expressão corporal: o mais simples e que deveria estar presente em todas as aulas.
b) Seres e objetos: presença física real do que se estuda ou que auxilia a compreensão do conteúdo.
c) Material impresso: Bíblia, apostilas, revistas, livros, jornais.
d) Material para escrita ou desenho: lousa, quadro branco, flip chart (é um tipo de quadro, usado geralmente para exposições didáticas ou apresentações, em que fica preso um bloco de papéis. Deste modo, quando o quadro está cheio, o apresentador simplesmente vira a folha) e também cartazes.
e) Equipamentos eletro-eletrônicos: retroprojetor, projetor de slides, projetor multimídia, televisão, videocassete, DVD, microfone e amplificadores, computadores e softwares diversos.
- Critérios na escolha dos recursos audiovisuais: familiaridade, uso moderado, visibilidade, criatividade, honestidade (não maquiar um conteúdo fraco com recursos fortes!!).
- Exercício: Utilizando um software para apresentações (PowerPoint, Flash etc), crie uma tela (slide) que ilustre com textos e imagens.
Conhecendo o ambiente de uma aula
- Uma aula que conduz ao aprendizado também depende da percepção que o professor-facilitador tem do ambiente que o rodeia. Vários fatores podem interferir na qualidade de uma aula.
- Fatores físicos: temperatura, iluminação, acústica.
- Fatores estruturais: localização da sala, tamanho e forma da sala, tipo e distribuição dos assentos, localização das portas de acesso, localização das tomadas, condições dos equipamentos e instalações.
- Fatores humanos: número de alunos, idade do grupo, razão sexual, grau de relacionamento entre eles, nível de experiência e maturidade, necessidades de aprendizado, expectativas e motivações, capacidade crítica, atmosfera emocional da sala de aula.
Estabelecendo o tempo de uma aula
- O tempo é o limite inexorável de qualquer aula.
- Geralmente o tempo designado para uma aula não está no controle do professor-facilitador, mas é sua a responsabilidade de usar aquele tempo de aprendizado da melhor maneira possível.
- Considerar o tempo total da aula durante a elaboração do plano de aula.
- Determinar a duração de cada parte da aula.
- Estabelecer os períodos e a duração dos intervalos.
- Reconhecer variações de rendimento em função do período do dia em que a aula é dada (manhã, tarde, noite).
- Conduzir o ritmo da aula, permitindo a participação equilibrada dos alunos.
- Interferir prontamente sempre que necessário para reassumir o controle sobre a dinâmica temporal da aula.
- Elabore um plano para uma aula estabelecendo a duração de cada parte do conteúdo (introdução, desenvolvimento, conclusão, aplicação).
Indique o número máximo de slides que usaria e quais as referências bibliográficas consultadas.
Obs.: Mesmo todos os obstáculos da vida contemporânea, não podem ser maiores do que o prazer de ensinar sejam ousados e alcancem êxito neste trabalho.
Sintam-se inspirados nesta nova dinâmica de grupo lendo as seguintes frases:
"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." (William Arthur Ward)
"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência." (Henry Adams)
"Coisa horrível é pensar ser professor quem nunca foi discípulo." (Fernando de Rojas)
"Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio." (Horace Mann)
"Há três tipos de professores: os que só ensinam o que sabem; os que não ensinam o que sabem; os que pensam que sabem e ensinam errado o que não sabem." (Rio Nogueira)
"O verdadeiro professor defende os alunos contra sua própria influência de mestre." (Louisa May Alcott)
"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma." (Elbert Green Hubbard)
"Um professor é aquele que se faz progressivamente desnecessário." (Thomas Carruthers)
"Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie." (George Lichtenberg)
"O paraninfo é o professor a quem incumbe a última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho." (Oswaldo de Castro Aranha)
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)
"Nem todo bom aluno é bom professor." (Santos Dumont)
"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." (Albert Eisntein)
"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." (Affonso Romano de Sant’Anna)
"Grande professor será aquele que realiza o que ensina." (Columbano)
"Os alunos comem o que os professores digerem." (Karl Kraus)
"Quem se faz professor de si mesmo torna-se aluno de um tolo." (São Bernardo)
"Ao emendar aquilo que precisa de correção, o bom professor não é rude." (Quintiliano)
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas." (Jean Piaget)
"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores."(Erasmo de Rotterdam).
A paz do Senhor,
ResponderExcluirExelente esse post!
Amo muito o ato de ensinar (ensino cristão)quem sabe um dia eu consiga ser um professor do IBADETRIM, enquanto isso vou treinando na EBD e no próprio IBADETRIM, muito obrigado pela oportunidade!
Grato! espero que alcance suas metas Jeovanir.
ResponderExcluirUm abraço Marcelo Marques
Marcelo, por uma questão ética você deveria citar a fonte de sua pesquisa, já que, não autoral.
ResponderExcluirMarcelo Firmino.
Marcelo, por uma questão ética você deveria citar a fonte de sua pesquisa, já que, não autoral.
ResponderExcluirMarcelo Firmino.
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