AULAS DE GÊNESIS ATÉ CANTARES DE SALOMÃO POSTADAS ABAIXO

IV CIENTE AGORA NO CENTRO DE CONVENÇÕES HOTEL PRESIDENTE, INSCREVA-SE: 34-8855-6892

terça-feira, 4 de maio de 2010

A grande importância da Família (Êxodo 2:1-9)

A família é o lugar prioritário para o desenvolvimento físico, moral e intelectual dos seus membros. A família através do seu exercício educativo e que atua na sociedade transferem para seus membros toda uma cultura, conhecimento, valores morais e éticos que terão repercussão na vivência dos jovens na sociedade em que estão inseridos. A psicologia mostra que as relações de carinho é algo importante para se ter saúde mental, assim como as ciências sociais indicam que a presença de adultos confiáveis e o exercício da autoridade são altamente necessários para se assegurar um bom e respeitoso convívio entre as pessoas na sociedade, seja ela qual for.A partir daí pensamos em como andam os filhos de uma geração na qual a fragilidade dos laços é uma verdade, a destruição dos lares por uma realidade má e a falência do papel paterno aponta para uma direção contrária ao que está estabelecido como modelo familiar.Por vezes vemos noticias como a que muito me chamou atenção o caso de uma menina em Goiânia, de 12 anos, que sofreu maus-tratos pela própria mãe adotiva, que a torturava com ferro quente, arrancava suas unhas e cortou sua língua, também a amarrou com arames, obrigando-a comer e beber urina e fezes de cachorro, acorrentando-a pelos pés e mãos.
Esse fato levou-me a refletir sobre o amor materno, esse sentimento está relacionado à necessidade de proteger e conservar a família. Todavia, há pais que cometem atos absurdos para livrar seus filhos da marginalidade e da morte, que em muitos casos, rima amor (excessivo) com dor.Observamos a dependência que nossos filhos têm de nós, pais. O bem-estar deles depende inteiramente dos cuidados que damos a eles. Quando os pais negligenciam suas responsabilidades, eles sentem-se perdidos, fracos, desprotegidos e à mercê das circunstâncias.Em toda a história do povo de Deus, encontramos um Deus patriarcal, e, é Dele que herdamos o nosso referencial de família como Pai amoroso, provedor, protetor. Nós, pais, fomos chamados para pastorear nossos filhos e protegê-los dessa geração corrupta, de seus valores contrários à Lei de Deus. Nossos filhos têm uma alma e sentimentos, que os tornam especiais e diferentes dos outros. Essa alma precisa ser alimentada, seus sentimentos precisam ser regados nos ensinamentos do Senhor. A semente do amor a Deus precisa ser germinada em seus corações, para que floresça e dê frutos.
Que tipo de semente tem sido regado em seu lar?
O livro de Êxodo (cap 2) nos fala de uma mãe chamada Joquebede e de seu filho Moisés. Uma mãe que se preocupou em formar o caráter de seu filho através da fé. Nos dias de hoje, observamos que o caráter dos filhos tem sido forjado através dos interesses materiais e das circunstâncias.Deus deu a Joquebede um Dom Visionário (ver e sentir além do que nossos olhos podem imaginar). Essa mãe conseguia enxergar nesse filho aquilo que ninguém conseguia enxergar. Ela olha e vê além. Nós, pais, temos o costume de só enxergar o exterior de nossos filhos, quando, na realidade, eles têm muitas riquezas a serem exploradas em seu interior.Você já perguntou a Deus qual o Seu propósito na vida de seus filhos? O seu filho é algo especial que o Senhor lhe deu, é algo divino. Ele o colocou em suas mãos, para que você cuide, apascente.Joquebede criou uma atmosfera de fé em sua casa. A mãe pode facilitar, moldar a personalidade e o caráter de seu filho, por estar mais próxima dele. Os filhos de hoje se vêem na marginalidade, tendo uma vivência em lares de incredulidade. Muitos pais já perderam a visão divina sobre os seus filhos, e sem visão não há propósitos. Por causa de Joquebede.A bela História de Joquebede, mudou a história do mundo, eu te chamo a crer comigo todas vocês mulheres, Deus através de você quer mudar o mundo, podemos ser mães amorosas que cuidam dos nossos filhos e que carinho ajudamos nossos esposos a zelar de nossas casas.
Faça deste dia algo especial, para que você não se esqueça!
Repita:
Eu ouvi esta palavra e vou guardá-la no meu coração!




Por Andreia Marques

5 comentários:

  1. Graça e paz amado!

    Confesso que pela imagem ja fiquei emocionado. Bela mensagem de reflexão. Nós muitas das vezes valorizamos tantas coisas, e esquecemos do nosso maior bem. A família. Que o Espírito Santo esteja sempre sobre vc e sua família.

    Em Cristo,

    Luciano vieira

    ResponderExcluir
  2. Minha família agradece a atenção, em Cristo espere que venhamos todos ser mais amáveis aos nossos familiares.

    Em amor Pr. Prof. Marcelo Marques

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, boa noite! Paz...
    Parabéns pelo seu trabalho neste blog.

    É muito bom refletir, meditar na importância da "célula mater". O impacto dela sobre cada um de nós, igreja e sociedade como um todo.

    Deus nos ilumine, sempre!

    F. A. Netto.

    ResponderExcluir
  4. Repassarei as observações a minha esposa e peço que Deus também abençoe a sua caro colega Netto.

    Um abraço M.M.C

    ResponderExcluir
  5. A quem possa me orientar.
    Exôdo 2,1 - diz: que um homem da casa de Levi, tomou por mulher uma filha de Levi, que em breve engravidou e gerou um filho.
    Mais adiante: que a irmã do menino colocara-se a distância para ver o que ...
    Mas adiante aínda, que a irmã do menino disse à filha do Faraó...
    Isto posto, pergunto: a filha de Levi, já tinha concebido antes de conhecer o homem da casa de Levi? Diz que ela quando conheceu o homem da casa de Levi, ela concebeu em breve.
    Desculpe não entendi, gostaria que alguém me explicasse essa passagem.

    Grato e que Deus os abençõe.
    aristides colla

    ResponderExcluir

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.

VIDEO AMADOR DE JERUSALÉM

Faço das minhas, as palavras dele.

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo. C. S. Lewis

REFLEXÃO

Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?