AULAS DE GÊNESIS ATÉ CANTARES DE SALOMÃO POSTADAS ABAIXO

IV CIENTE AGORA NO CENTRO DE CONVENÇÕES HOTEL PRESIDENTE, INSCREVA-SE: 34-8855-6892

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Exposto ao Mundo

Texto: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado,dizei: Somos servos inúteis”. Lucas 17:10a

INTRODUÇÃO:
A Bíblia descreve diversos desejos realizados, como por exemplo: Ana em ter filhos, Salomão em ter sabedoria e Moisés em Deus ir com ele na jornada do deserto, mas, há também pedidos que não foram realizados, como a história que esta no Livro de Mateus Capitulo 20 que relata a existência de:
Dois lugares, dois pretendentes, uma intercessora, um príncipe e um desejo.
Esta história é curiosa, pois se trata de dois pretendentes que já integram a mais alta patente do exército do Cristo Vivo, são dois homens distintos, que tiveram as suas vidas modificadas e que por desejo da mãe “intercessora” vão pleitear a honraria-mor, as adjacentes vertentes que podem ligar o máximo ao máximo dos máximos, eles não menos pleiteiam o que os colocaria acima dos demais, e isso é o que os impulsionou a buscarem ter com Jesus para pedir que fossem mais que reconhecidos, eles queriam que fossem elevados, e quanto ao desejo da mãe e dos dois irmãos, ele esta equivocado, ou não? Convido-lhes a pensar um pouco sobre isto.

DESENVOLVIMENTO:
Em minha mensagem que vos trago quero discorrer não no desejo de esgotar a crítica, mas antes de motivar o pensamento, sobre quais direitos temos de exigência, quero pedir atenção de todos os presentes, para entender que hoje não tenho por motivos o propósito de transmitir a Teologia da pobreza de Giovanni di Pietro di Bernardone (O Assis) um precussor da Teologia Renascentista do séc XII em diante.

1° TÓPICO: A VIDA E HISTÓRIA DE JOSÉ QUE ESTEVE NO EGITO.
E sim quero antes falar sobre a compreensão do passado, presente e futuro. O que temos, o que fomos e o que seremos.Pois se por este caminho andarmos iremos compreender que muito do que pedimos não acontece, e muito do que acontece não pedimos, o convite é para uma introspecção para análise de nossas atitudes, do comportamento que por vezes é nocivo, por não compreendermos a Graça emerecida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se observarmos na história do que um dia seria chamado Nação de Israel, veremos que houve um homem bom entre os decendentes de Jaco, seu nome era Jose que no hebraico tiberiano Yôsep significa “Deus acrescenta” e de fato a este Jose,acrescentou, tanto, mais tanto sendo eu sucinto me atenho a dizer apenas que o mesmo veio a se tornar Abdom que hoje entenderiamos como chanceler, mesmo em a maioria das traduções trazerem a palavra Governador, de onde? da fortaleza, do porto seguro, da maior potência, da providência que era o Império Egípcio.
No livro de Gênesis 45:20 o Faraó manda o recado à família de José, que longe estão sofrendo as consequências de anos de dores, dizendo: “Não vos pese coisa alguma das vossas alfaias” a miserável parentela de José excaça de toda boa providência, desprovida de tudo que é bom, em vindo a ter regalias reais,vindo a ter as nobres posses, teria que se despedir de tudo, do seu passado e não trazê-lo junto consigo, Faraó assim dizia, parafraseando: Não traga o velho tapete, não traga o surrado cobertor, os pobres e coitados lavradores de terras e pastores de rebanho, podiam esquecer de que em vindo morar em terras vastas que na mala a tira colo não teriam que traser as suas empoeiradas alparcas e todas as suas mazelas e tracarias velhas, pra quê Faraó faz esta ressalva, faz este aviso? Eu também me perguntei, e conclui, para que quando estiverem rodeados de joias, de todas as regalias reais egípcias, cercados de prata, ouro, bronze de seda de gala lembrem-se, quanto vai de tempo a tempo e de forturna a fortuna, pois o velho ficava apenas na lembrança e assim, revendo tudo que para tráz ficou digam graças ao bom Faraó.
Se você quer conhecer, tocar, apalpar o que muito o rei lhe tem feito começe revendo mesmo em tempos melhores, o que vocês tinham lá da banda donde ficaram os currais, pois com isso vocês conseguirão ter lastros, ter afetos e principalmente ter gratidão pela riqueza que hoje os presentes possuem, dada pelas mãos do bom Faraó.


2° TÓPICO: QUANTO A MÃE DOS PRETENDENTES.
E voltando ao texto de Mateus 20, compreendemos que não há o que discutir diante da negação de Jesus Cristo à mãe “intercessora” sobre o pedido dos dois predentes porque deveriam estes se lembrarem, que eram NADA, e que agora de tempo a tempo de fortuna a fortuna tinham, pelas mãos do Bom Jesus, se tornado membros de duas cadeiras cativas ao redor do Mestre, ainda que estas duas cadeiras não fossem as principais, mas lá estavam, devidamente lembrados como um dos importantes que estiveram do lado de Jesus, mas, isso não bastava, queriam pra si as do lado do Senhor, lembrem-se, que o lugar de onde estavam e para onde estão, do que eram e do que viram a se tornar. Lembre-se todos, Jesus tem reconchecido tudo que somos e a este esforço Ele tem dado o devido merecimento, e ninguém melhor do que Ele sabe o que merecemos.
3° TÓPICO: QUEM ERA DAVI, E ONDE DEUS O TINHA COLOCADO.
No 2° livro de Reis capítulo 7 esta registrado o lugar de onde Davi saiu e para onde Deus o havia colocado, tirado-o dos meio dos estrumes das olvelhas, para pólidas vestes de capitão e governador, do relento de um fria madrugada, para as aquecidas paredes do palácio real, lembrando-o que nada era, e que o mesmo Deus o havia transformado, na mais doce fragância do mais raro perfume, não encontrado nas mãos de nenhum perfumista naquele momento, que era o cheiro da Esperança, lembrando de quem era, do lugar donde veio para que quando o Primeiro Ministro de Israel lhe entrega-se o bastão real nas mãos ele recordaria que estas mesmas mãos seguraram o cajado no pasto das terras de seu pai Jessé, para que Davi se lembre que ao revirar uma espada cortante dentro das entranhas de algum filisteu ele (Davi) saiba : “dias atráz estas mesmas mãos limpavam bicheiras e tirava carrapatos das ovelhas de meu pai. Para que o homem Davi em temendo o escuro de uma caverna, o frio de um vento da madrugada em fulga, a dor da perda de um amigo intímo, de como é ser traido pelo própio filho, de como é ser perseguido por aquele aquem a mão tocava canções, ele (Davi) tenha certeza e saiba:
“Antes era muito pior”. E entenderá, e irá chorar, e dirá de tempos em tempos de fortuna a fortuna eu sou grato por saber Meu Deus é Bom Graças te dou Bom Deus.
E só assim abre-se uma possibilidade de disculssão para indagar a Jesus e dizer por que os pretendentes não podem herdar a cadeira de destaque, por que não tenho o direito de como um menino mimado choramingar dizendo o que pretendo apenas para ser mais bonito que o outro, não que eu mereça, Jesus esculte-me, esta questão de merecimento não esta em jogo, eu estou dizendo, não quero saber se é de direito eu apenas quero destaque e veja: até comigo e meu irmão, veio minha mãe e ela já até se convenceu que de fato mereço ter uma cadeira melhor que a de Pedro, que a de Tomé e melhor também do que as dos demais.
Mas como não é este o caso restou o silêncio dos predentes e da intercessora, calados e com um implícita verdade: O QUE EU VIM FAZER AQUI? ONDE EU ESTAVA COM A CABEÇA?.
Por quê Pastor? Alguém dentre vocês podem estar se perguntando, eu diria, por que souberam medir a sua fortuna, e eu lhes pergunto: Vocês sabe medir as vossas fortunas?. Eles balancearam o que eram, com o que já estavam sendo com o que queriam ser, e chegaram a conclusão simples e objetiva eu ontem remava o barco e hoje estou assentado em uma das doze cadeiras do Reino Eterno, e a lacuna entre os dois pontos é indagativa : Pode eu querer mais alguma coisa, diante de tanto que Deus têm me dado, a não ser querer lhe render graças?.
Depachados os pretedentes e sem causas, que a propósito, não seria este o motivo de muitos que se queixam nos dias de hoje? Porque não tem causa na pretenção que acaba de ser negada? Não seria este o motivo que muitos hoje se apostataram da fé por tão somente não terem sua vidas transformadas como que em um conto de fadas e da noite para o dia serem milhonários,comprarem um casa de praia, ter quatro carros na garagem e por ai vai?. Eles se esqueçeram que o Reino de Jesus é real e por assim ser, tratem estes de medir a sua fortuna, pois eram miseráveis e Jesus os escolheu para a sua maravilhosa luz e os fez bem aventurados, e entenda eu antes era nada, e agora Jesus me têm dado a maior fortuna, eu estou salvo.

Você que me ouve, pode estar como muitos já estiveram indagando: porque não recebo, porque não tenho, eu lhe respondo você já tem, você já recebeu, receberá mais? Claro, mas saiba, Deus é digno de nossa gratidão.
4° TÓPICO: O MERECIMENTO É PELO PRESENTE MOMENTO.
Dizia, Lúcio Aneu Sêneca, um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano:
Se me perguntas, que hás de conseguir pelo que fizestes, ou forte ou generosamente? Respondo-te, que tê-lo feito. As ações de hoje tem em si os seus própios méritos, se houver louros a serem acolhidos pelos meus ouvidos, ótimo! caso não saibamos que o que vale é o prazer de estar na batalha travada hoje, o prazer de olhar para o inimigo e dizer eu não irei desistir eu irei prosseguir, saiba que esta pode ser a ultima vez que você olha pra mim pois posso te destruir, por que travo esta batalha ciente que este é meu mérito é minha vitória, a vitória de simplesmente estar na batalha, são estes os meus louros, e digo: a percistência me levará ao sucesso, e dela eu colho os méritos.
- A MAIOR ESTATUA QUE NUNCA EXISTIU:
E agora adentrando na ênfase da mensagem discorro sobre O Principe que diante dos pretendentes disse: “Quando fizerdes tudo, dizeis sois servos inúteis”. Sim por que não recebereis por aquilo que é obrigado a fazer, não serei prospero por por tão somente ter devolvido o dízimo, por ter orfertado a Casa do Tesouro, por tão somente ser fiel,porque? Por ter feito o que deveria fazer, e qual é o mérito disso, não há! Por que? Por que fiz o que deveria fazer.
E há uma seriedade implícita, pois aos que acham que fizeram mais do que o que deveria, enganam-se pois quem mais pode, mais deve, mais tem que pagar.
Me lembro de Catão, o velho estadista romano também conhecido como “O Censor”, um dos grandes graus da militancia romana, que não foi devidamente lembrado com uma estátua no capitólio, e quando pergutaram: onde esta a estátua de Catão? A pergunta era a maior de todas as estátuas já vista, pois enquanto os demais romanos honrosos tiveram sua estatua exposta ao Senado Romano,Catão teve a sua exposta ao mundo.
-DEPOIS DE UMA FORTUNA,POSSA SER QUE VENHA UMA DESGRAÇA M.M.C
SANSÃO E PRÓDIGO:
Eu estive pensando sobre esta frase e me veio a mente Sansão e Pródigo, ambos afortunados e enveterados fanfarrões até o ultimo centavo gasto, ou até os olhos cegos e própias mãos que empurram pilastras sobre si própio. De observar posso vê-los de longe como quem apenas esta assistindo (se é que isso é possível) e vejo: lá esta, os musculos algemados a duas fortes cadeias, os belos cachos, apenas na lembrança pois a atual cabeça raspada é um medalhão para lembrar-lhe a vergonha, olha contracenando esta o filho, não é qualquer filho, se não o Pródigo em pessoa, quase nú, faminto ao ponto de esbofetear o rebanho que pastoreava que aliás, era asqueroso, por que isso aconteceu? por que ambos assim pediram isto. Sansão pediu casar com uma filisteia conforme escrito em Juizes 14:2 e o pródigo o direito de gastar a sua fortuna, conforme Lucas 15:12. E pediriam se soubessem, obviamente que não, e por que pediram, vocês já sabem a resposta. Por não saber o que pediam. E isso é um tanto cómico pois Cristo diz que o que pedimos receberemos.Pense sobre o que tens pedido e reveja seus impetos pois eles podem decretar uma desgraça.
-O QUE VOCÊ ESTA PEDIDO?:
Muitos hoje têm com clareza afirmado o que querem, possa ser que Deus os conceda, por ele ter conhecimento se o que pedes é bom, lho será dado, ao contrário será negado, mas se Ele sabendo do fim do pretendente não dará pois pede para seu bem, ou para o mal.








-O QUE PAULO PEDIU, FOI ATENDIDO?:
Paulo pediu que por três vezes lhe fosse tirado, o que a Bíblia descreve como “espinho na carne” e o mesmo Paulo afirma, foi negado.

-OS LADRÕES:
O Cristo tinha do seu lado dois ladrões, um pediu para ser lembrado e o foi o outro preferiu o ultimo deboche, e debochado foi.

CONCLUSÃO:
O meu apelo é este: que Deus me ouça como queria Platão que Jupiter o ouvisse, assim era a sua oração:
Jupiter, dai me o bem, ainda que não o peça, e livrai-me do mal, ainda que vo-lo peça.
Mesmo em não conhecendo a Deus, no que diz respeito a intenção, fez certo o filósofo, pois, o que ocorre é que as vezes pedimos o mal, pensando errado que é o bem, e por vezes pedimos o bem sem saber que isso é mal. Como você quer estar exposto ao mundo? Como se lembrarão de seus feitos e perguntarão pela sua estatua, você consegue mesmo que em frente a uma avalanche que vem em sua direção, dizer: este é meu mérito e dele pela percistência eu alcanço a vitória, e não me importa o que terei, pois me basta saber que medindo de tempos em tempos e de fortuna a fortuna, eu estou muito melhor, e o que acontecerá apartir daqui depende de Deus e não de mim, pois em sua vontade entreguei o meu espírito.


APELO: Venha se entregar em oração comigo como quem diz:
Deus só o Senhor sabe o que é bom, “seja feita a Tua vontade, assim na Terra, como no Céu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.

VIDEO AMADOR DE JERUSALÉM

Faço das minhas, as palavras dele.

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo. C. S. Lewis

REFLEXÃO

Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?