AULAS DE GÊNESIS ATÉ CANTARES DE SALOMÃO POSTADAS ABAIXO

IV CIENTE AGORA NO CENTRO DE CONVENÇÕES HOTEL PRESIDENTE, INSCREVA-SE: 34-8855-6892

sábado, 17 de julho de 2010

Esboço do dia 18-07-2010 na Igreja Salva Vidas


Mais perto de Deus.

Quanto mais longe de Deus andamos, mais nos distanciamos do que é puro verdadeiro forte e belo.
Eu não venho para trazer algo nunca antes falado ao contrário tenho certeza venho enfatizar as palavras ministradas pelos pregadores.
Minha intenção é falar de um pleno amor que eu um dia conheci e este amor fez reescrever a história da minha vida meus conceitos mudaram e hoje sou outro ser, pois eu me apeguei ao que é Eterno eu me enamorei por alguém que nem mesmo a Morte o deteve Ele reviveu e esta vida fez da morte vida em mim.


Pois eu para e penso sobre a história de Sansão e Pródigo, ambos afortunados e inveterados fanfarrões até o ultimo centavo gasto, ou até os olhos cegos e próprias mãos que empurram pilastras sobre si próprio. De observar posso vê-los de longe como quem apenas esta assistindo (se é que isso é possível) e vejo: lá esta, os músculos algemados a duas fortes cadeias, os belos cachos, apenas na lembrança, pois a atual cabeça raspada é um medalhão para lembrar-lhe a vergonha, olha contracenando esta o filho, não é qualquer filho, se não o Pródigo em pessoa, quase nu, faminto ao ponto de esbofetear o rebanho que pastoreava que, aliás, era asqueroso, por que isso aconteceu? Por que ambos assim pediram isto. Sansão pediu casar com uma filisteia conforme escrito em Juizes 14:2 e o pródigo o direito de gastar a sua fortuna, conforme Lucas 15:12.

E pediriam se soubessem, obviamente que não, e por que pediram vocês já sabem a resposta. Por não saber o que pediam. E isso é um tanto cômico, pois Cristo diz que o que pedimos receberemos. Pense sobre o que tens pedido e reveja seus ímpetos, pois eles podem decretar uma desgraça.
E enganam-se quem imagina que esta reflexão é sobre quem não esta muito tempo na igreja isto nada tem haver, se lembra de Samuel? Vamos falar sobre isso:

I Samuel 3.1-10

“Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR”.

Deus tem um amor extravagante para com os seus, que ele vai ao encontro deles de forma extraordinária, para revelar de sua graça, seu amor, sua generosidade, sua justiça e seu juízo. Samuel é considerado o ultimo Juiz do povo de Israel, é uma história muita conhecida pelos cristãos, pois, desde seu nascimento ele é resposta de oração de sua mãe e um milagre de Deus para aquela família e desde o ventre foi consagrado para o Senhor.

Elí era o sacerdote do templo neste período, este período se caracterizava por apostasia, abominações, desprezo para com as coisas sagradas, falta de atividade profética.
Queremos fazer algumas reflexões e compartilhar algumas verdades reveladas neste texto.

1) SERVIR NO TEMPLO – ORTODOXIA E ORTOPRAXIA

I Samuel 3.1
“E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Elí”.

Deus quer reacender a sua chama, pois, ela pode estar se apagando de tanto trabalho que você esta fazendo no tempo e fora dele.
Samuel servia ao Senhor perante Elí, ele tinha disposição para servir, estava sempre a cuidar dos afazeres da casa de Deus, zelava pela ordem, pelas normas cultuais e rituais que se fazia neste período, e fazia com temor e voluntariedade, com sinceridade de coração.
Servir a Deus é muito gratificante e imprescindível a vida cristã, mas não é tudo.

“A disciplina e o rigor no cumprimento das normas podem abafar o amor”. Robson Cavalcanti

O rigor do serviço, da norma, pode enrijecer nosso coração, nos tornas incessíveis, não se consegue fazer brotar o amor num coração dominado por boas regras, boas intenções, boas normas, bom ritualismo, boa teologia, essas coisas não produzem bons crentes, nossos olhos acabam se fechando para o Deus sobrenatural e natural, imanente e transcendente.
A Igreja passa a ser um ponto de encontro e deixa de ser o corpo vivo e dinâmico de cristo.
A Palavra nos orienta que: “Mais bem aventurados são aqueles que praticam as minhas palavras do que aqueles que apenas as ouvem”.

2) SAMUEL NÃO CONHECIA O SENHOR – INTIMIDADE

I Samuel 3.7

“Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR”.

Quando leio este versículo, lembro-me de Jó 42.1-5.
Parece-nos através deste versículo que Samuel, não teve um encontro pessoal com Deus, Jeová, ele estava no templo, freqüentava o culto, servia no templo, era auxiliar de sacerdote, mas isto tudo não lhe garantia experiência pessoal com Deus.
Com certeza Samuel tinha o conhecimento histórico, aquele relatado por seus pais, de sua mãe principalmente, as vitórias do povo de Israel contadas pelos mais velhos, mas ainda não tinha sua própria experiência com Deus.
No versículo primeiro nos diz que era raro quando o Senhor falava. Mas Por quê?
Os tempos de Elí foram marcados por apostasia, falta de disciplina, abominações, desprezo pelo sagrado; seus filhos Hofini e Finéias, roubavam os sacrifícios, desrespeitavam o templo e o próprio Deus, sacrificavam no altar, mas não sacrificavam o coração, Elí estava velho e não enxergava as coisas como elas eram, ou não queriam enxergá-las.
Por isso Deus reteve a sua palavra como sinal de desagrado, de seu descontentamento para com Elí e seus filhos.
Amados, mas Deus mudou esta situação, ele deseja se comunicar, e quando ele se comunica é sinal de seu favor, sua generosidade, sua benevolência, seu interesse, seu amor para com seu povo, sua igreja.
Deus quer se comunicar conosco, e sua palavra se revela com graça em nossas vidas.
As visões, as profecias, as revelações são necessárias para o bem do povo.

Provérbios 29.18
“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado”.

Queridos, o versículo três faz menção à “lâmpada de Deus ainda não havia se apagado”; Pode ser apenas uma referencia ao horário, ou a diligencia de cuidar do óleo que se colocava nas lâmpadas, e também que a lâmpada do templo não poderia se apagar, pois, ela era acesa desde o amanhecer ao entardecer. (Ex.27.20-21; Lv.24.1-4).

Mas creio que esta citação é um emprego metafórico, da esperança e da promessa de que Deus não deixa o fogo a luz se acabar; Samuel seria a fagulha de esperança, a promessa de que Deus continua a falar com o povo, Deus veio ate Samuel e o comissionou, ele acendeu a lâmpada de seus corações, acendeu o fogo santo de Deus, agora a luz irá brilhar, ele deseja encontrar outros “Samuéis”,

ele deseja incendiar ao seu coração, ele deseja que brilhemos como estrelas no universo. Eis ai a grande diferença em saber que é Deus – que passa pelo conhecimento intelectual e histórico -; e o conhecer a Deus que passa pelo coração, a alma, passa pelas entranhas, pela intimidade, onde o fogo se ascende e os valores se invertem.

3) DEUS CHAMOU SAMUEL – OUVIDO ATENTO

I Samuel 3.10

“Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve”.

Deus sabia o nome, o sobrenome, a história da vida de Samuel, ele não era mais um ser existente sobre a face da terra, ele era mais um escolhido de Deus, e Deus tinha algo para falar a Samuel. Como tem Hoje para falar pra você. Deus não usou subterfúgios parta falar com Samuel, ele foi direto, ele não fez rodeios, ele falou trouxe ordem e propósito para a vida de Samuel e conseqüentemente para o povo. Por três vezes Deus chamou Samuel e ele não entendeu.
Duas perguntas podemos fazer aqui:
a) Porque Samuel não entendeu que era a voz de Deus?
A falta de experiência com Deus, o saber quem é Deus, e o conhecer a Deus.
b) Porque Elí demorou em reconhecer a voz de Deus?
O titulo não é sinal de espiritualidade, seus ouvidos estavam surdos, seu coração insensível, a cera da incredulidade, a maledicência, o comodismo, a dissensão, a intriga, a discórdia, a falta de disciplina. Lembre-se a Palavra de Deus é espada de dois gumes, ela salva e liberta, quando condena e julga.
Elí levou sua família ao caos.
Por isso amado, Deus continua chamando, Deus é longânimo, paciente, extremamente bondoso, ele te chama para um concerto e para estar atento a ouvir a sua voz.
Ele te chama hoje e vai continuar te chamado, por três vezes, três meses, três anos trinta anos..., Deus tem um interesse especial por você, ele te chama para ter compromisso e intimidade com ele. Não seja insensível, abra seus ouvidos, obedeça ao seu chamado e responda:

“FALA SENHOR QUE O TEU SERVO OUVE”.

O meu sonho é ver uma igreja comprometida com a palavra. Que esteja firme não só a teologia, mas a oração, não só ao conhecimento cientifico, mas ao jejum e ao estudo da palavra. Não saia daqui sem o azeite de Deus, sem a ação sobrenatural do Espírito Santo, enchendo a sua lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.

VIDEO AMADOR DE JERUSALÉM

Faço das minhas, as palavras dele.

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo. C. S. Lewis

REFLEXÃO

Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?