AULAS DE GÊNESIS ATÉ CANTARES DE SALOMÃO POSTADAS ABAIXO

IV CIENTE AGORA NO CENTRO DE CONVENÇÕES HOTEL PRESIDENTE, INSCREVA-SE: 34-8855-6892

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Antropofagia


Comer o Pão e Beber o vinho, suco de uva em alguns casos não quer dizer nada, é preciso ter a prática de ter Jesus vivo dentro de nós.

O estudo a respeito dos rituais antropofágicos é amplo e não contempla apenas esse aspecto do rito. É possível a observação de que os povos místicos tinham o costume de idealizar a continuidade da vida através da alimentação de um ser (ente) para que por sua vida o defunto permanecesse vivo com isso era para estas crenças uma possibilidade de que tudo que era bom neste indivíduo ali ficasse através do que dele se alimentou.
Sabe-se que é um costume divinizado, portanto é uma forma de desenvolver uma arqueologia da crença indígena e demais povos místicos, e então desenvolver teses sobre como surge à religião e a crença para estes. Os rituais de sacrifício, desde os mais antigos, como na Grécia, sempre foram uma forma de contato com os deuses, e o corpo uma forma de alimento, nota-se isso, nos Hebreus não no caso de se alimentar de humanos, mas sim de restos dos animais ali sacrificados.
Sabe-se que o povo Tupinambá foi um dos praticantes da antropofagia. Hans Staden escreveu dois livros sobre sua experiência no Brasil, e no primeiro conta seu aprisionamento pelo povo Tupinambá e a ameaça de ser “sacrificado” pela tribo. Para esse povo que vivia da caça e da pesca, a natureza recebe grande valor espiritual. Assim como na religião cristã, Jesus seria o “pão de cada dia”, observe com muita atenção o texto da edição Almeida Corrigida e Revista Fiel de João 6:53-57.
“53Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, 55porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. 56Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. 57Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim.”
Esse valor também é percebido na série de tabus que deviam ser respeitados durante a caça e a coleta. Uma espécie não podia ser erradicada, por isso a preservavam em certo período de tempo, assim como respeitavam certa idade para serem caçadas. Caçar em períodos certos, e até evitar a reprodução em massa de filhos para que a demanda por comida não aumentasse brutamente. E, além disso, era preciso “devolver a terra”, de vez em quando, o que essa lhe produzia.
Essa corrente de pensamento mostra que independente da forma que o rito é feito, o fato é que a associação morte e vida, e a necessidade de um sacrifício para preservação de si mesmo e do ciclo natural é antigo, e todas as civilizações alguma vez já o fizeram, isso decorre da observação humana dos fenômenos naturais e da sua angústia diante da morte e do conhecimento dela.
E uma forma correta de aplicação correlacionada é saber que Cristo alimentado por nós não tão somente em uma “cerimônia litúrgica” chamada de Ceia do Senhor, mas, no cotidiano, e nós em comunhão com o seu povo, temos condição mantermos Ele O Cristo vivo dentro de nós, pense sobre isso:
Comer o Pão e Beber o vinho, suco de uva em alguns casos não quer dizer nada, é preciso ter a prática de ter Jesus vivo dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.

VIDEO AMADOR DE JERUSALÉM

Faço das minhas, as palavras dele.

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo. C. S. Lewis

REFLEXÃO

Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?