AULAS DE GÊNESIS ATÉ CANTARES DE SALOMÃO POSTADAS ABAIXO

IV CIENTE AGORA NO CENTRO DE CONVENÇÕES HOTEL PRESIDENTE, INSCREVA-SE: 34-8855-6892

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ecumenismo


Os principais portais de informação virtual da atualidade trazem as notícias de uma desagradável e sutil movimentação do palco religioso mundial. Fato que não é de hoje, em 1846, foi criada em Londres a Aliança Evangélica, com a finalidade de congregar as diversas igrejas diante da ameaça de fragmentação do Protestantismo, ali muito mais do que um alvoroço, nasceu o que conhecemos hoje como: Ecumenismo que significa em grego "terra habitada", e tinha o sentido de "povo civilizado", de cultura sem fronteiras, tanto com uma perspectiva geográfica, como de civilização. Com as conquistas do Império Romano o termo ganhou mais uma conotação: “política”. Já no cunho religioso, a palavra é utilizada numa perspectiva espiritual: o que antes era "terra habitada" passa a ser considerada obra de Deus, tornada habitável pela colaboração humana e isso implica inclusive na aceitação de todos os credos, dogmas e liberdade de expressão: religiosa, cultural, social, econômica e claro opção de liberdade sexual.
Mas já no ano de 381 d.C. um Concílio que houve em Constantinopla referiu-se ao que teve em Nicéia como “Ecumênico”, ai então a palavra ecumênico referia-se tanto para um reunião de pessoas(Eclesia-Igreja) de distintos lugares, quanto a fé, onde lê-se fé, entenda por dogmatização (doutrina) se tornando uma forma respeitável de um “acordo entre cavalheiros” para com os costumes cléricais da Igreja Católica.
Com a queda do Império Romano, a igreja adota o termo ecumenismo na ênfase política como é bem implícito o Credo Niceno-Contantinopolitano que reza:
“ecumenismo é a profissão de fé aceita por todos os cristãos”. Esqueceram de me perguntar se eu aceitaria!
Hoje há uma enorme divergência da aceitção de tudo isso pois implica em conceitos estruturais de uma ética que não chamo de conservadora mas antes de sã, não viso preconceitos pelo contrário faço uma defesa ao que é normal, pois ao meu ver, ir de conformidade com o que esta muito normal e banalizado hoje, é também preconceituar o que sempre foi muito normal e coeso, prefiro lêr a Bíblia, nela eu encontro muitos argumentos pelos quais me embaso para não inclinar-me ao qualquer vento de doutrina, antes ser sábio no que tange a resposta Daquele que é perfeito: O Nosso Deus.
Por Marcelo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um crítico, comente aqui sua opnião. Eu responderei assim que possível.

VIDEO AMADOR DE JERUSALÉM

Faço das minhas, as palavras dele.

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo. C. S. Lewis

REFLEXÃO

Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?